Comunidade

Imagem de Nossa Senhora do Rocio inicia peregrinação pelo Paraná

Imagem de Nossa Senhora do Rocio inicia peregrinação pelo Paraná

O Palácio Iguaçu recebeu nesta terça-feira (24) a imagem de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná. A visita deu início à peregrinação da imagem que antecede a Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, comemorada em 15 de novembro, em Paranaguá, no Litoral do Estado. A imagem e os fiéis que a acompanharam foram recebidos por autoridades do governo estadual e pelo padre José Aparecido Pinto, pároco da capela do Palácio Iguaçu.

Após a recepção, o reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves, celebrou uma missa na Capela da sede do governo estadual. “Estar aqui na sede do Governo do Estado é muito simbólico, pois trazemos a memória de todas as cidades do Paraná, já que a Senhora do Rocio é padroeira de todas elas. Aqui a gente traz em mente que essa benção se espalhe por todos os municípios”, afirmou.

A peregrinação da imagem é uma tradição anual que antecede a comemoração do dia da padroeira. Além disso, a festa conta com uma programação de missas, novenas e celebrações que acontecem em Paranaguá de 4 a 19 de novembro. A expectativa é que a festa receba mais de 200 mil romeiros. “A festa deste ano será a primeira depois de vários anos de dificuldades, como a pandemia, por exemplo. Então esperamos a participação de muita gente, especialmente no dia 15″, disse padre Dirson Gonçalves.

Entre os principais eventos previstos estão a Cavalgada da Fé e a Moto Romaria, que acontecem em 5 de novembro; a Romaria das Crianças e a Romaria Motorizada, ambas no dia 11, e as romarias Marítima e Ciclística, em 12 de novembro.

No dia15 de novembro acontece a tradicional Procissão Solene, em que os fiéis saem do Santuário do Rocio e caminham até a Catedral de Paranaguá. No dia seguinte é feita a Procissão Luminosa do Retorno, com saída da Catedral em direção ao Santuário.

A devoção à Nossa Senhora do Rocio começou no século XVII, quando Paranaguá foi elevada à vila. Os registros históricos indicam que, durante uma pesca na Baía de Paranaguá, um pescador conhecido como Pai Berê pegou em sua rede uma imagem de Nossa Senhora do Rosário, levou-a para casa e começou a rezar para ela. Depois, a imagem foi nomeada Nossa Senhora do Rocio. A santa foi declarada padroeira do Estado por bispos paranaenses em 1939. Em 1977, o papa Paulo VI concedeu a ela o patronato do Paraná.