Mundo e Curiosidades

Museu de anatomia da UEL: Renovação e conhecimento em exposição

Museu de anatomia da UEL: Renovação e conhecimento em exposição

O Museu Didático Professor Carlos da Costa Branco, parte integrante da Universidade Estadual de Londrina (UEL), surge renovado, pronto para receber visitantes e entusiastas da anatomia. Um investimento de R$ 40 mil culminou em melhorias significativas, desde uma nova pintura até uma iluminação aprimorada com LEDs, elevando a visualização de aproximadamente 700 peças em exposição.

Aprimorando seu papel como agente educativo, o museu desenvolveu um sistema inovador de identificação das peças: um QRCode exclusivo acompanha cada estrutura, permitindo aos visitantes adentrarem um espaço virtual repleto de informações apresentadas sobre as características e estruturas expostas.

A adição de peças sintéticas em 3D é uma das surpresas, enriquecendo o acervo com representações tridimensionais de cérebros de animais, incluindo o temível T-Rex. Além disso, a colaboração com o Departamento de Histologia incorporou específicos e lâminas, permitindo uma experiência mais imersiva e educativa.

O Museu Didático de Anatomia da UEL, com seu acervo de peças anatômicas de humanos e animais, não apenas desperta a curiosidade dos visitantes, mas serve como laboratório para estudantes da universidade. Atualmente, cerca de 25 formandos estão envolvidos na manutenção e criação das peças anatômicas, contribuindo para uma experiência rica em aprendizado.