Mundo e Curiosidades

Retorno e Novos Rumos: Programa Ganhando o Mundo 2024 e 2025

Estudantes Retornam do Canadá

Nesta semana, a rede estadual de ensino marcou presença no saguão de desembarques do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os alunos de escolas estaduais que participaram do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo 2024, do governo do estado, retornam aos poucos dos países onde estiveram nos últimos seis meses. Na noite desta quinta-feira (27), retornaram 227 estudantes, dos 400 enviados ao Canadá. Eles foram recepcionados por seus familiares com festa e agora, de volta para casa, além de matar as saudades, poderão compartilhar e pôr em prática as experiências vivenciadas durante o tempo de estudos fora do Brasil.

Experiências e Aprendizado

Maria Augusta Favaro, de 15 anos, aluna do Colégio Estadual Campina da Lagoa, em Campo Mourão, está ansiosa para embarcar para os Estados Unidos em agosto. Ela foi convocada para o programa no fim de 2023 e está se preparando para a viagem. “Passada a fase de retirar a documentação, quando fiquei bastante eufórica, agora penso em como será minha rotina por lá. Já tenho contato com a família anfitriã, o que tem me ajudado a ficar mais segura,” diz Maria. Esta será sua primeira viagem internacional e também a primeira vez dentro de um avião.

Ganhando o Mundo 2025

Enquanto alguns estudantes voltam, outros embarcam. Em agosto, 50 intercambistas da edição embarcam rumo aos Estados Unidos e têm o retorno previsto para o início de 2025. O Ganhando o Mundo 2025 será a maior edição do programa desde o seu lançamento em 2019, levando 1.200 alunos da rede de ensino para cinco países de língua inglesa: Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, e Reino Unido. Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao ensino médio no Brasil, com todas as despesas pagas.

Ganhando o Mundo Agrícola

Nesta semana, a Secretaria da Educação do Paraná também divulgou as primeiras chamadas dos alunos para o programa Ganhando o Mundo Agrícola. Os alunos listados estão aptos a preencher as 100 vagas do programa de intercâmbio que, em 2025, levará os selecionados ao estado de Iowa, nos Estados Unidos, onde terão a oportunidade de participar de um intercâmbio com todas as despesas pagas pelo governo do estado.