Saúde

Aumento no Apoio a Instituições Sociais com Doações Automáticas de Créditos Tributários no Programa Nota Paraná

Implementação das Doações Automáticas

Desde a implementação das doações automáticas de créditos tributários, em setembro de 2023, o programa Nota Paraná, coordenado pela Secretaria de Estado da Fazenda, registra um aumento significativo no apoio a instituições sociais do estado. Atualmente, 57% das entidades inscritas no programa já se beneficiam dessa facilidade, que permite a doação de parte do ICMS recolhido nas compras feitas no comércio paranaense.

Adesão e Impacto

Em 2024, 4,5 mil consumidores optaram por doar automaticamente seus créditos para 1 mil entidades, das 1.741 organizações cadastradas no programa. Segundo Marta Gambini, coordenadora do Nota Paraná, “a adesão é interessante porque demonstra o compromisso desses consumidores em contribuir com causas sociais por meio de uma simples ação no programa”. As doações automáticas, somadas às doações manuais, geram mensalmente cerca de R$ 3 milhões em créditos de ICMS repassados para as entidades beneficiadas.

Benefícios para o Hospital do Câncer de Londrina

Entre as entidades que mais se beneficiam das doações automáticas está o Instituto de Câncer de Londrina. Com o apoio de 140 consumidores que direcionam automaticamente seus créditos de ICMS para a instituição, o instituto já recebeu um total de R$ 2,2 milhões em doações. Esses recursos são essenciais para a manutenção e expansão das atividades do hospital, que atende pacientes de mais de 160 municípios. Segundo Mara Rossival Fernandes, diretora executiva e institucional, a doação de notas fiscais é fundamental para o trabalho da instituição.

Como Participar e Doar

As entidades interessadas em participar devem estar cadastradas junto à Secretaria Estadual específica de cada uma das cinco áreas de atuação: desenvolvimento social e família, saúde, cultura, esporte e defesa animal. Para ajudar as instituições, o cidadão pode doar as notas fiscais em que não informa seu CPF, além de utilizar outras formas de doação disponíveis no site do Nota Paraná ou pelo aplicativo. A doação de notas fiscais é um gesto simples, mas de grande impacto, incentivando a cidadania e a contribuição para causas nobres.