Comunidade

Progresso da Construção do Viaduto da BR-376 em São José dos Pinhais

Avanço da Obra

O novo viaduto da BR-376 em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, conhecido como Viaduto do Bradesco, atingiu 83,18% de execução dos serviços na última medição. A obra é realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), uma autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), e representa um investimento de R$ 39.692.531,98.

Estado Atual da Construção

A estrutura do novo viaduto está pronta, e atualmente está em andamento a pavimentação da pista superior. Após a conclusão dessa etapa, será realizada a sinalização horizontal e vertical. Com isso, o tráfego de veículos da rodovia, que estava desviado para as marginais, será liberado para as novas pistas nas próximas semanas. Além disso, continuam os serviços de pavimentação da passagem inferior do viaduto, que conecta a Rua Joinville e a Alameda Bom Pastor, bem como os últimos serviços nas novas rotatórias que disciplinam o trânsito local e os acessos pelas marginais.

Benefícios da Obra

A nova iluminação da obra já está concluída, e as novas calçadas, sistema de drenagem de águas e a sinalização horizontal e vertical do trecho em obras estão em fase final. O viaduto é uma das obras mais importantes em execução em São José dos Pinhais, cujo projeto executivo de engenharia foi elaborado pela prefeitura do município e doado ao DER/PR. Ele contempla a elevação das pistas de rolamento da BR-376 para o tráfego de longa distância, com o trânsito de veículos das vias municipais pela passagem inferior do viaduto e por meio de duas rotatórias. Essa obra resolve os congestionamentos e longos períodos de espera que marcavam a interseção antigamente, proporcionando mais segurança e conforto aos usuários.