Economia

Aumento da Movimentação de Cargas nos Portos Paranaenses nos Primeiros Cinco Meses de 2024

Crescimento Significativo nas Importações

Os primeiros cinco meses deste ano registraram um aumento notável na movimentação de cargas para importação nos portos paranaenses. Houve um crescimento de 14% em relação a 2023, passando de 9.074.119 toneladas para 10.335.801 toneladas movimentadas de janeiro a maio de 2024. Segundo Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, este crescimento demonstra a eficiência da estrutura e logística para operar essas cargas e atender à demanda do mercado.

Commodities em Destaque

Entre as commodities que mais se destacaram no período está o trigo, um dos principais cereais utilizados na alimentação humana e animal. Com uma alta de 28% na movimentação, passou de 134.607 toneladas no ano passado para 171.849 toneladas este ano. A baixa qualidade do trigo colhido no país na última safra foi um dos principais fatores que impulsionaram esse crescimento na importação. O Brasil está importando mais trigo, mas também está exportando bastante, com o trigo de baixa qualidade do Paraná sendo utilizado como ração em outros países.

Outra carga que apresentou aumento foi o malte, produzido a partir da cevada, essencial para a indústria cervejeira nacional. A importação de malte aumentou de 215.906 toneladas no ano passado para 227.357 toneladas este ano, uma alta de 5%.

Aumento na Movimentação de Contêineres

A movimentação de contêineres também teve um aumento significativo, subindo de 231.269 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) para 320.054 TEUs, um crescimento de 38%. Eletroeletrônicos, químicos e automotivos foram as principais cargas responsáveis por este aumento. Gabriel Vieira, diretor de operações, destacou que as estratégias logísticas permitem uma maior movimentação de cargas e agilidade na atracação e desatracação dos navios, mantendo a eficiência e aumentando a produtividade.

Estabilidade na Movimentação de Fertilizantes

Os fertilizantes apresentaram uma leve estabilidade na movimentação, com 3.924.545 toneladas em 2023, passando para 3.903.832 toneladas de janeiro a maio deste ano, uma queda de 1%. O Paraná continua sendo a principal porta de entrada da commodity no Brasil, com uma capacidade estática de armazenagem que ultrapassa 3,5 milhões de toneladas.