Mundo e Curiosidades

Crescimento das Rotas Internacionais no Aeroporto Afonso Pena: Impulsos para o Turismo do Paraná

Expansão das Rotas Internacionais

Em 2024, o estado do Paraná dobrou as opções de rotas para destinos internacionais no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. Esse avanço representa um marco significativo para o turismo e a economia local.

Novos Destinos e Companhias Aéreas

O terminal, que já oferecia voos diretos para Montevidéu (Uruguai) pela Azul, Buenos Aires (Argentina) pela Aerolineas Argentinas e pela Gol, e Santiago (Chile) pela Latam, agora conta com quatro novas opções internacionais. A Latam anunciou um voo para Lima, no Peru, com início em 28 de outubro. A Azul começará a operar para Assunção, no Paraguai, em dezembro. A JetSmart passou a oferecer voos para Buenos Aires a partir de 11 de julho e para Santiago, no Chile, desde esta semana.

Impacto no Turismo e Economia Local

O aeroporto de Foz do Iguaçu também aumentou suas conexões internacionais com um voo para Santiago, no Chile, desde 2022, pela JetSmart. Segundo Márcio Nunes, Secretário Estadual do Turismo, a abertura de voos internacionais não só proporciona comodidade aos viajantes, mas também impulsiona a economia local. “O turismo é um negócio com uma história bem contada e um lugar para se visitar. Mas para quem vive do turismo, isso é geração de emprego e renda, oportunidade de vida”, destacou Nunes. Ele ressaltou ainda que, no ano passado, quase 8 mil empregos foram gerados na área do turismo no Paraná.

Estratégia da CCR Aeroportos

Graziella Delicato, gerente executiva de negócios aéreos da CCR Aeroportos, destacou que a ampliação das rotas internacionais faz parte da estratégia da empresa. “Nós operamos quase 90% da malha aérea do Paraná. Então, temos um trabalho integrado que direciona nosso contato com as companhias aéreas e o diálogo com entidades públicas e privadas”, explicou Delicato. A CCR Aeroportos, que opera 20 aeroportos no mundo, movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.