Geral

A 2ª Jornadas Turísticas do Paraná: Fortalecendo o Turismo Além da Praia

Envolvimento e Capacitação dos Profissionais do Turismo

Cerca de 170 empresários e profissionais do turismo dos sete municípios do litoral participaram, nesta sexta-feira (21), da 2ª Jornadas Turísticas do Paraná. O evento aconteceu em Paranaguá e foi promovido pela Secretaria do Turismo do Paraná (SETU). A proposta é envolver os profissionais das 18 regiões turísticas do estado até o final do ano. Os participantes tiveram acesso a palestras de qualificação e linhas de crédito ofertadas pelo governo do estado ao setor.

Programas e Dinâmicas Apresentados

Os programas aprovados pela Assembleia Legislativa do Paraná, como Paraná Viagens, Paraná Eventos e Paraná Infraestrutura, foram apresentados aos participantes, junto com dados do turismo ofertados pelo estado, o projeto Qualifica SETU, o Cadastur e seus benefícios. Além disso, houve oficinas sobre roteirização, infraestrutura e marketing, todas definidas de acordo com o potencial turístico da região.

Turismo Além da Praia

O litoral do estado tem muitos atrativos além da praia, e a SETU está trabalhando para mostrar como ajudar a alavancar esse turismo. Equipes da SETU percorrem a região para promover a aproximação com o segmento privado e convidar para participar das reuniões. Uma das propriedades visitadas foi a Fazenda Morro Holandês, em Paranaguá, que descobriu seu potencial turístico durante a pandemia.

Depoimentos dos Participantes

Jackson Gusso, que atua com receptivo aos turistas na Grande Reserva da Mata Atlântica, destacou a importância da capacitação sobre roteirização. Já Débora Deijkstra Los, proprietária da Fazenda Morro Holandês, ressaltou a transformação da propriedade em um ponto turístico durante a pandemia. Rudi Haupt, proprietário do parque temático Geoparque, em Morretes, comentou sobre a oferta de recursos e a logística que envolve o turismo.