Geral

Exposição ‘Cartas para o Futuro’ de Bruna Alcantara: Uma Jornada Visual no MIS-PR

Inauguração da Exposição ‘Cartas para o Futuro’

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) inaugura no dia 28 de junho, às 19h, a exposição ‘Cartas para o Futuro’, uma mostra individual da artista visual e jornalista Bruna Alcantara. A exposição, com curadoria de Michele Michelletto, apresenta 46 obras inéditas de Bruna, criadas a partir de fotos antigas de mulheres do acervo do museu, transformadas com intervenções em bordado, colagem e pintura.

O Diálogo entre Passado e Presente

Utilizando fotografias das coleções Guilherme Glück, Dario Velloso, Stelinha Egg, entre outras, Bruna Alcantara dá nova vida às imagens do século passado. A artista busca estabelecer uma conexão entre as mulheres retratadas e a contemporaneidade, refletindo sobre mensagens para o futuro. ‘Meu trabalho é uma arte engajada e muitas vezes autobiográfica, tudo vem das minhas próprias experiências’, afirma Bruna.

Temáticas Feministas e Narrativas Visuais

As obras de Bruna abordam temáticas feministas, utilizando frases expressivas e sarcasmo para comunicar e denunciar questões como violência, coerção e assédio às mulheres. Em ‘Cartas para o Futuro’, Bruna destaca a importância de recontar a história dessas mulheres sob uma nova perspectiva, dando-lhes voz através de suas intervenções artísticas.

Espaço Expositivo e Intervenções Urbanas

A mostra ‘Cartas para o Futuro’ ocupará dois espaços no MIS-PR. O espaço interno será transformado em uma ‘casa do passado’, com lustres, móveis e objetos decorativos que evocam memórias afetivas. Na área externa, murais de lambe-lambe assinados por Bruna serão instalados, proporcionando um contínuo diálogo entre o museu e os espaços públicos. Esses murais também estarão disponíveis para visitação na Assembleia Legislativa do Paraná após a intervenção da artista nos dias 24 e 25 de maio.

Sobre a Artista

Bruna Alcantara, natural de Jacarezinho, Paraná, graduou-se em jornalismo em 2010 e iniciou sua carreira como artista visual explorando arquivos fotográficos familiares. Sua obra visual emerge de indignações, traumas e violências, e explora a tensão entre o público e o privado. Bruna já participou de eventos nacionais e internacionais e suas obras foram exibidas em diversas cidades do Brasil e do exterior.

Serviço: Exposição ‘Cartas para o Futuro’ – Abertura: 28 de junho, 19h – Em cartaz até 22 de setembro de 2024 – Museu da Imagem e do Som do Paraná – Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro – Curitiba – Murais na Assembleia Legislativa do Paraná – 24 e 25 de junho – Praça Nossa Senhora de Salete, s/n.