Mundo e Curiosidades

O Porto de Paranaguá: 89 anos de história e destaque nacional

O Porto de Paranaguá comemora 89 anos de história

O Porto de Paranaguá, localizado no estado do Paraná, está celebrando seu 89º aniversário neste domingo, dia 17. Com mais de 6 mil metros de cais e píeres, o terminal tem se destacado cada vez mais no setor portuário nacional, tanto em termos de movimentação quanto de referência.

Recordes de movimentação e destaque nacional

Uma das conquistas mais importantes para o Porto de Paranaguá neste aniversário é o recorde histórico de movimentação anual, que atingiu a marca de 65 milhões de toneladas em 2023. Além disso, o porto se destaca nacionalmente na movimentação de cargas do complexo soja, como farelo, grãos e óleo, sendo responsável por 37,5% das exportações brasileiras de soja, de acordo com o sistema Comex Stat.

Contribuição da comunidade e perspectivas futuras

O diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destaca a importância da comunidade para o sucesso do porto e expressa sua gratidão pelo apoio recebido ao longo dos anos. Ele ressalta que novos resultados positivos são esperados e que a força da comunidade continuará impulsionando o desenvolvimento do porto.

Atualmente, o Porto de Paranaguá emprega 489 pessoas, incluindo Jamile dos Santos Faustino, agente portuária, Bruno de Paula Guimarães, técnico portuário, e Renata Pereira Aguiar, assessora da gerência de planejamento estratégico. Todos eles compartilham o orgulho de trabalhar no porto e contribuir para o seu crescimento.

Para o futuro, o Porto de Paranaguá tem como meta um crescimento de 2% a 3% em relação à movimentação de 2023. Investimentos em infraestrutura e inteligência logística estão sendo realizados para alcançar esse objetivo. Além disso, a porto busca estreitar o relacionamento com a comunidade por meio de ações como a Corrida do Porto, que tem como objetivo atrair atletas e famílias de todo o país e destinar a renda arrecadada com as inscrições para a compra de cestas básicas para instituições sociais locais.