Geral

Declaração do Imposto de Renda: Beneficiando crianças e adolescentes através de doações

Declaração do Imposto de Renda: uma oportunidade para ajudar crianças e adolescentes

Começou nesta sexta-feira (15) e segue até o dia 31 de maio o prazo para a entrega da declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física. Além de cumprir com essa obrigação fiscal, os contribuintes do Paraná têm a oportunidade de beneficiar milhares de crianças e adolescentes por meio de projetos sociais, através das doações do IR.

No ano de 2023, foi destinado um total de R$ 1.159.397,97 ao Fundo Estadual da Infância e Adolescência (FIA), por meio de deduções. Para participar, basta o contribuinte optar pela declaração do Imposto de Renda no modelo completo e escolher uma das opções de destinação disponíveis, como os fundos municipais e estaduais setoriais. O processo é simples e pode ser realizado diretamente durante a declaração.

Todo o recurso voltado para o FIA fica sob gestão do Conselho Estadual da Criança e Adolescente (CEDCA), que delibera e destina o dinheiro a partir de projetos apresentados pelas organizações sociais. O CEDCA é composto por integrantes da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Família e da sociedade civil.

Acompanhamento e fiscalização dos recursos

A população pode acompanhar todas as etapas para a utilização dos valores destinados ao FIA por meio das reuniões mensais do CEDCA, que são transmitidas pelo canal da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF). É importante ressaltar que a sociedade tem o direito e o dever de fiscalizar a aplicação dos recursos destinados.

Segundo a coordenadora de políticas públicas da criança e adolescente e presidente do CEDCA, Juliana Sabbag, é possível destinar recursos para projetos que conhecemos e que estão perto de nós. São diversas instituições e bancos de projetos que podem receber essas doações, e posteriormente é possível realizar visitas nesses locais para verificar como o recurso foi destinado.

Uma oportunidade de mudança de vida

O secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, destaca que essa é uma oportunidade de mudança de vida para muitas crianças e adolescentes. Muitos projetos sociais só acontecem graças a esses recursos, e cuidar das crianças não tem preço. Através das doações do Imposto de Renda, é possível fazer a diferença na vida de quem mais precisa.