Comunidade

Dia internacional: Homenagens às mulheres marcam 8ª sessão do ano na Câmara Municipal

A 8ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, que ocorreu nesta quinta-feira (7), foi marcada por homenagens em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em oito de março.

Atendendo ao requerimento do vereador Sinésio Januário (Avante), a Câmara Municipal concedeu Votos de Louvor e Reconhecimento à Vera Lúcia Miranda Ladika, coordenadora da Casa Alice, um abrigo que atende mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos. Em seu discurso, Vera Lúcia ressaltou a importância do abrigo na aplicação da Lei Maria da Penha, colocando São José dos Pinhais na vanguarda dessa legislação.

O vereador Wilson Cabelo (PP) cedeu parte de seu tempo de fala para Daiane Viola, vítima de tentativa de feminicídio em 2020, que lidera ações sociais no município. Daiane enfatizou que a violência de gênero afeta todas as classes sociais e destacou a necessidade de uma mudança cultural que inclua mais mulheres na política.

Outras representantes da Frente Feminista, Márcia Grochoska e Júlia Maria Moraes, também subiram à tribuna a convite do vereador José Possebon (Solidariedade). Elas ressaltaram que o Dia da Mulher é um dia de luto, devido às mortes por feminicídio, mas também um dia de luta na busca por mudanças.

Além das homenagens às mulheres, a 8ª Sessão Ordinária também aprovou em 2º turno o Projeto de Lei nº 911 de 2023, de autoria do vereador Silvio Santo (Rep), que estabelece a obrigatoriedade de leitos adaptados para pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndromes Raras e Doenças Raras.

A próxima Sessão Ordinária está marcada para terça-feira (12), às 9 horas, e será transmitida ao vivo nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.