Mundo e Curiosidades

Programa de Intercâmbio de Professores do Paraná em Utah, Estados Unidos

O Governo do Estado do Paraná divulgou o período de inscrições para professores do ensino fundamental das redes de ensino pública e privada participarem de um programa de intercâmbio em cidades do estado de Utah, nos Estados Unidos. O programa tem como objetivo proporcionar uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal para os professores paranaenses, além de promover a imersão na língua portuguesa para alunos da rede pública de ensino norte-americana.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 11 de março. Os professores selecionados irão ensinar língua portuguesa para crianças de 6 a 15 anos, do 1º ao 9º ano. O início das atividades está previsto para agosto deste ano.

Para participar da seleção, os professores devem ter títulos de graduação em pedagogia, letras ou áreas relacionadas, além de comprovar experiência como professor de ensino fundamental nos últimos três anos. É necessário também demonstrar proficiência em língua inglesa no nível intermediário.

A seleção será composta por três etapas eliminatórias, incluindo a análise de documentos enviados online, entrevistas em inglês e avaliação em vídeo da experiência didática. Os professores selecionados atuarão durante o período letivo nos Estados Unidos, com carga horária de 40 horas semanais.

Além da remuneração de acordo com as diretrizes dos distritos escolares de Utah, os professores terão benefícios como moradia provisória, visto de trabalho em tempo parcial para cônjuges e matrícula para filhos em escolas públicas. O programa também oferece oportunidades de aperfeiçoamento profissional e da proficiência em língua inglesa.

Essa iniciativa é parte do Programa de Educação e Imersão em Língua Portuguesa do Estado de Utah, resultado de um memorando de entendimento entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e a Secretaria de Educação de Utah. Desde o início do programa, 48 professores foram selecionados por meio dessa parceria internacional.

Não perca essa oportunidade de vivenciar uma nova cultura e aprimorar sua carreira como professor. Inscreva-se agora mesmo no programa de intercâmbio de professores do Paraná em Utah, Estados Unidos.

Para mais informações e acesso ao edital, clique [aqui](link para o edital).