Geral

Secretaria do Turismo do Paraná divulga novos cursos de capacitação

Secretaria do Turismo do Paraná divulga novos cursos de capacitação

A Secretaria do Turismo do Paraná está divulgando novos cursos de capacitação para aqueles que desejam aprimorar seus currículos e se destacar na concorrência por vagas no setor em crescimento. Esses cursos são oferecidos por várias instituições, incluindo opções de ensino à distância. A divulgação desses cursos começou no ano passado, na página oficial da Secretaria, com o objetivo de ampliar as oportunidades no mercado, especialmente para aqueles que já trabalham no ramo.

O Secretário de Turismo, Márcio Nunes, destaca a importância de profissionais capacitados para garantir que os turistas tenham uma experiência agradável no Paraná. Um turista satisfeito é mais propenso a recomendar o destino para outras pessoas. Segundo dados divulgados pelo IBGE neste mês, o setor de turismo no estado apresentou um crescimento de 11,4% em 2023, com a abertura de mais de 1,6 mil empresas e a criação de 7,4 mil empregos formais.

Neste ano, estão sendo oferecidos 13 novos cursos, tanto presenciais quanto remotos, abrangendo diversas áreas de atuação, desde o preparo de alimentos até o atendimento direto ao turista. Esses cursos se somam a outras 200 opções já divulgadas no site da Secretaria desde o ano passado. A coordenadora de Qualificação da Secretaria, Letícia Tonetto, ressalta que a divulgação ajuda as pessoas a conhecerem as oportunidades disponíveis, muitas das quais são acessíveis e oferecidas à distância. Quanto mais profissionais qualificados estiverem no mercado de trabalho, maior será a qualidade do turismo no Paraná.

Os interessados devem ficar atentos aos prazos de inscrição. Alguns cursos são oferecidos pelo Ministério do Turismo, com prazos variados, enquanto outros são oferecidos pelo Senac-PR, com inscrições até 13 de fevereiro, e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), com inscrições até 25 de fevereiro.

Confira abaixo alguns dos novos cursos disponíveis:

Ministério do Turismo:
– Condutor de turismo náutico
– Turismo acessível às pessoas com deficiência física e/ou com mobilidade reduzida
– Audiodescrição e turismo acessível
– Orientação e mobilidade de pessoas cegas
– Turismo, inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência e/ou com mobilidade reduzida

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul):
– Mensageiro em meio e hospedagem
– Garçom
– Copeiro
– Agente de recepção e reserva
– Espanhol básico e intermediário

Senac-PR:
– Cozinha Brasileira
– Cozinha Internacional
– Cozinha Japonesa

Veja todas as opções AQUI.