Período de Matrícula Escolar na Rede Estadual do Paraná é Estendido
Período de Matrícula Escolar na Rede Estadual do Paraná é Estendido
A Secretaria Estadual da Educação (Seed-PR) anunciou que o período de matrícula escolar para o ano letivo de 2024 nos colégios da rede estadual do Paraná foi prorrogado até o dia 17 de novembro. Essa data limite é válida tanto para a matrícula inicial quanto para a rematrícula dos estudantes.
Anteriormente, o prazo para a realização das matrículas encerraria nesta sexta-feira, dia 10. Estima-se que cerca de 1 milhão de alunos estejam envolvidos no processo de matrícula este ano, com a participação dos pais e responsáveis legais.
Assim como nos anos anteriores, os responsáveis legais devem realizar o procedimento de forma online, acessando o site da Secretaria da Educação por meio da Área do Aluno. A matrícula inicial ou rematrícula deve ser feita selecionando a opção “Matrícula Online”, após a conferência ou atualização cadastral do estudante pelo responsável legal.
Os pais ou responsáveis podem confirmar a vaga na instituição de ensino em que o aluno já estuda, ou, no caso de matrícula de ingresso, indicar a escola desejada. Caso optem por uma instituição diferente da indicada pela Seed-PR, é necessário apresentar até três preferências de escolas.
Os estudantes que não forem contemplados com nenhuma das opções serão inseridos no Cadastro de Espera de Vaga Escolar (Ceve). Os responsáveis poderão conferir o resultado da solicitação a partir do dia 23 de novembro, na “Área do Aluno”. A confirmação da matrícula na instituição de ensino de preferência deverá ser realizada a partir do dia 27 de novembro.
Caso nenhuma das opções seja disponibilizada, o aluno permanecerá na instituição de ensino designada pela Seed-PR. A partir de 2 de janeiro de 2024, será possível entrar novamente na lista de espera de outras instituições de ensino.
Para acessar o site, o responsável legal ou o estudante maior de 18 anos deve informar o CPF e a senha cadastrada. O primeiro acesso é restrito ao CPF e ao telefone celular cadastrados. Caso o responsável legal não possua celular ou não tenha acesso à internet, a matrícula poderá ser feita presencialmente na instituição de ensino estadual onde o aluno já estuda, ou na escola mais próxima de sua residência. Em ambos os casos, a escola disponibilizará acesso para efetivar a matrícula online.
Para efetivar a vaga, é necessário apresentar toda a documentação obrigatória. Esses documentos podem ser enviados desde a confirmação da matrícula ou entregues pessoalmente na instituição de ensino até o primeiro dia letivo de 2024.
Na rematrícula, é obrigatório apresentar o comprovante de vacinação e a fatura emitida pela Copel ou pela Sanepar dos últimos dois meses. Já para a matrícula de ingresso, são necessários a certidão de nascimento, documento oficial de identificação com fotografia do responsável legal (no caso de estudantes menores de idade) e comprovante de vacinação.
Os estudantes que não foram aprovados no ano letivo de 2023 manterão sua matrícula na instituição de ensino de origem. Mais informações estão disponíveis na Instrução Normativa N.º 001/2023 – SEED/DPGE.