São José dos Pinhais é pentacampeão do Paranaense de Menores de Xadrez

São José dos Pinhais é pentacampeão do Paranaense de Menores de Xadrez

Delegação de São José dos Pinhais conquistou o pentacampeonato.(Texto elaborado por William Ferreira da Cruz / Fotos: Rene Miguel/SEMEL)

O Clube de Xadrez de São José dos Pinhais é pentacampeão do Festival Paranaense de Menores. Trata-se da principal competição de categorias de base do Estado. O torneio foi realizado no Ginásio Max Rosenmann, entre os dias 5 a 7 de abril, e contou com a participação de 317 enxadristas de 6 a 18 anos. Ao todo, 24 municípios foram representados no festival. O penta veio após uma disputa acirrada com as delegações de Ponta Grossa e Curitiba.

Todos os atletas disputaram seis jogos com duração de até três horas por partida. Na prática, em três dias os jogadores permaneceram sentados e concentrados na frente do tabuleiro durante 18 horas, o que requer uma grande capacidade técnica, física e psicológica.

Destaques

Felipe Cruz Macedo, 8 anos, frequenta o Clube de Xadrez de São José dos Pinhais há cerca de um ano. Destaque em competições regionais, chegou ao estadual sem o fardo do favoritismo. Venceu as seis partidas que disputou e tornou-se o novo campeão paranaense sub-8.

Joana Lisboa da Cunha, 18 anos. Capitã da equipe campeã dos Jogos da Juventude do Paraná em 2018, conquistou o tricampeonato do Paranaense de Menores. Tudo parecia perdido após um tropeço na fase inicial da competição, porém, os outros resultados ajudaram e Joana conseguiu trazer mais um título para o município.

Matheus Henrique Salvadego, vice-campeão paranaense sub-12; Sophia Cadamuro de Moura, vice-campeã paranaense sub-14; Kayo Henrique Campos Xavier, vice-campeão paranaense sub-16 e Richard Santana Silva, medalha de bronze no sub-18, também merecem destaque. A delegação de São José dos Pinhais foi composta por 56 enxadristas.

“Realmente é muito difícil se destacar no campeonato paranaense. A competição é repleta de surpresas, dramas, frustrações e alegrias, uma grande lição de vida para atletas, pais, professores e técnicos”, ressaltou o Mestre Fide (Federação Internacional de Xadrez) e técnico dos enxadristas do município, William Ferreira da Cruz.

Xadrez Relâmpago

Na noite de sábado (6) foi realizado o Campeonato Paranaense de Xadrez Relâmpago, um torneio paralelo no qual cada jogador tem apenas cinco minutos para terminar a partida. Nesse ritmo de jogo, a técnica perde importância e quem estiver com os reflexos mais apurados leva vantagem.

São José dos Pinhais terminou com o vice-campeonato geral na modalidade relâmpago e o título ficou com Curitiba. Três são-joseenses conquistaram o ouro individual no relâmpago: Wythor Rogério de Oliveira (sub-16), Clara Machado Juliatto (sub-16) e Marcos Henrique Silva (sub-18).

Sucesso

O coordenador de xadrez de São José dos Pinhais, Paulo Virgilio Rios, explica os motivos para o sucesso dos enxadristas são-joseenses no Festival Paranaense de Menores.

“É uma engrenagem. As crianças aprendem xadrez nas escolas, disputam o Circuito Escolar, depois vão para o Clube de Xadrez e os títulos começam a aparecer. Por isso, o pentacampeonato é fruto do empenho de todos, desde os professores nas escolas, a dedicação dos atletas, o apoio das famílias, até os secretários de Esporte e Lazer, Alessandro Hendler, de Educação, Imar Augusto, o vice-prefeito Thiago Bührer e o prefeito Toninho Fenelon. Com o apoio de todos, o xadrez de São José dos Pinhais mantém-se como uma referência não só no estado, mas como em todo o país”.

Campeonato Brasileiro

Após o quinto título estadual, os enxadristas são-joseenses se preparam para os campeonatos brasileiros de categorias. Os torneios serão realizados entre os dias 18 a 21 de abril nas cidades de Florianópolis-SC e Juiz de Fora – MG.

Felipe Cruz Macedo foi campeão paranaense na categoria sub-8.
Mestre FIDE William Cruz (centro) recebeu o troféu de campeão geral pela equipe de São José dos Pinhais. 
Mestre FIDE William Cruz (centro) recebeu o troféu de campeão geral pela equipe de São José dos Pinhais. 

Joana Lisboa da Cunha (esquerda) conquistou mais um título para o município.

Compartilhe: