São José dos Pinhais: Secretaria de Agricultura e Abastecimento promove Programa de Implantação de Pastagens

Secretaria de Agricultura e Abastecimento promove Programa de Implantação de Pastagens

 

Fotos: Wellington Medeiros/Prefeitura SJP

 

Visando otimizar e aumentar a produção dos gados leiteiros, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Semag) instituiu, desde setembro de 2018, o Programa de Implantação de Pastagens, sendo que em novembro de 2018, teve o início à preparação do terreno e semeadura.

Antes, grande maioria dos produtores utilizavam somente a silagem como opção de alimento ao gado leiteiro, não sendo totalmente adequado, tornando a produção refém do sistema com custos finais de produção mais altos. De acordo com a engenheira agrônoma da Semag, Marizely de Fátima M. de Assis, a ideia do Programa é diminuir a quantidade de silagem aos gados leiteiros. “O pasto além de contribuir na parte volumosa para a dieta animal, ele melhora também o funcionamento do rúmen do animal”, contou.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Osmar Foggiatto, “a vantagem para o produtor é que ele tenha uma menor despesa para a produção do leite. Com a pastagem o animal não fica estressado, ele fica pastando no próprio local livre, do que ele ficar em um cocho”.

Atualmente, o Programa conta com duas propriedades participantes, uma da Colônia Marcelino, e outra na Colônia Murici, utilizando o Panicum maximum cv. Mombaça, sendo um plantio alternativo para áreas de solo com maior fertilidade, indicada na diversificação das pastagens em sistemas intensivos de produção animal.

No dia 25 de janeiro de 2019 deu-se início o primeiro pastejo. A aceitação pelo gado nas propriedades foi muito satisfatória e os produtores puderam observar em poucos dias um aumento na produção de leite em média de 2 litros/animal. Segundo a produtora Luciana Greboge, além do aumento da produção, seu trabalho também otimizou. “A produção aumentou, os animais estão mais tranquilos e também elas pastando, eu tenho menos trabalho de ficar tratando elas, o tempo livre que eu tenho agora, que eu ficava tratando elas, eu tenho para fazer outras coisas”, enfatiza Luciana.

Para os produtores que desejam fazer parte do Programa, devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento pelo número (41) 3381-5842.

 

(Foto: Wellington Medeiros/Prefeitura SJP)

 

(Foto: Wellington Medeiros/Prefeitura SJP)

 

(Foto: Wellington Medeiros/Prefeitura SJP)

 

(Foto: Wellington Medeiros/Prefeitura SJP)

 

(Foto: Wellington Medeiros/Prefeitura SJP)

Compartilhe: