São José dos Pinhais: Quase 21 mil pacientes faltam em consultas e exames especializados em 2018

Quase 21 mil pacientes faltam em consultas e exames especializados em 2018

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os 23,34% de consultas perdidas por faltas poderiam atender pacientes que aguardam na fila (Texto e foto: Antonio Bobrowec / Prefeitura SJP)

O Centro de Atendimento Multiprofissinal (CAM), localizado na Rua Brigadeiro Arthur Carlos Peralta, nº 137, bairro Bom Jesus,  fecha o ano de 2018 com um resultado muito triste. Das 88.648 consultas disponibilizadas durante o ano, 23,34% delas (ou seja, 20.690) os pacientes não compareceram na data agendada. Essa realidade é ainda mais grave quando se constata que têm pacientes esperando na fila para serem atendidos e, por causa de fatos como esse, demoram para conseguir uma consulta.

“A gente tem feito a nossa parte, ligando dias antes aos pacientes para que não esqueçam a sua consulta agendada ou que pelo menos avise com antecedência se não puderem ir. Mas mesmo assim, muitos simplesmente não vão às consultas. Consultas essas que outros pacientes poderiam ocupar, mas que acabam esperando mais tempo na fila para consegui-las”, disse o responsável técnico do CAM, João Veroni.

O secretário de Saúde de São José dos Pinhais reforça: “para que a saúde pública seja de qualidade todos precisam fazer a sua parte. A Prefeitura está se esforçando em oferecer mais consultas e exames especializados à população. Prova disso é o trabalho feito pelo CAM, que atende com 21 serviços ambulatoriais. Somado a isso, hoje o Município é sede na Região Metropolitana de Curitiba do Centro de Especialidade do Paraná (CEP), que atende mais de 100 consultas diárias em especialidades. Mas a população tem que fazer a sua parte”, afirma Giovani de Souza.

A Secretaria Municipal de Saúde pede para que os pacientes que não puderem comparecer às consultas agendas, avisem o Centro de Atendimento Multiprofissinal (CAM) ligando para 3383-1148, 3382-9017 ou 3381-5831. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

Compartilhe: