São José dos Pinhais: A partir de fevereiro estudantes podem solicitar Passe Escolar 2019

A partir de fevereiro estudantes podem solicitar Passe Escolar 2019

O passe escolar subsidia 50% do valor das passagens das linhas urbanas e metropolitanas (Texto: Antonio Bobrowec e Alexandre Torres Jr./ Foto: Silvio Ramos/ Prefeitura SJP)

Todos os anos, estudantes que residem em São José dos Pinhais podem solicitar o Passe Escolar 2019. Ele subsidia 50% do valor das passagens das linhas urbanas e metropolitanas. O benefício é oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Podem receber alunos regularmente matriculados nas unidades escolares de 1º e 2º graus, da Rede Pública de Ensino do Município; alunos residentes em São José dos Pinhais e bolsistas de escolas particulares (bolsa igual ou superior a 50%) localizadas na Cidade ou em Curitiba; alunos residentes no Município aprovados em teste seletivo no Colégio Estadual do Paraná, na Escola Técnica da UFPR (Ensino Médio), no Colégio da Polícia Militar do Paraná e no Colégio Militar do Paraná, com sedes em Curitiba.

Alunos que já possuem o benefício precisam renovar o pedido todo início de semestre letivo e o prazo para o requerimento do Passe vai até 30 de abril. A Prefeitura também concede o Passe Escolar para alunos (menores de 18 anos) que não conseguiram vaga no período diurno no Ensino Médio em escola pública do Município e que estejam matriculados, no período diurno, em escola pública de Curitiba, além de estender o benefício aos alunos matriculados em curso técnico, equivalente ao Ensino Médio, da rede pública de ensino de SJP e Curitiba, como também aos estudantes do 3º grau matriculados em instituições públicas ou privadas do município, Região Metropolitana e Curitiba.

O Passe Escolar foi criado através da Lei Municipal nº 59, de 24 de novembro de 1997, para atender alunos que residam a mais de 1.500 metros da unidade escolar mais próxima e que possuam renda familiar inferior ou equivalente a três salários mínimos. O benefício é limitado a duas passagens por dia letivo que totaliza 40/mês e está sujeito ao calendário escolar vigente.

Alunos do ensino público municipal  que necessitam do benefício devem imprimir e preencher o requerimento que está disponível no site da Prefeitura de São José dos Pinhais e entregar, junto com a documentação, na secretaria da escola em que estão matriculados. Já os alunos do ensino particular, que tem bolsa de 50%, devem entregar a documentação na sede da Secretaria de Educação, enquanto os alunos universitários devem imprimir o requerimento no Portal da Prefeitura ou retirar na sede da Secretaria de Educação e, com os demais documentos solicitados, formalizar o pedido no Protocolo Geral da Prefeitura, que fica no Paço Municipal.

Para usufruir do Passe Escolar é necessário apresentar os seguintes documentos na Secretaria Municipal de Educação:

  • Formulário devidamente preenchido e assinado pelo pai/mãe e/ou responsável (conforme modelo abaixo);
  • Declaração de Matrícula atualizada (Original);
  • Certidão de Nascimento ou RG do aluno (cópia);
  • RG do Pai/Mãe ou Responsável (cópia);
  • Comprovante de Residência atualizado (cópia);
  • Comprovante de Renda do Aluno ou Familiar atualizado (cópia).

 

Informações:

A Secretaria Municipal de Educação fica na Praça 8 de Janeiro, nº 225, Centro de São José dos Pinhais

Telefone: (41) 3381-6976

E-mail: gabinete.semed@sjp.pr.gov.br 

Horário de atendimento: das 8h às 12h e das 13h às 17h

Compartilhe: