Saúde

Ampliação da Tecnologia de Sequenciamento Genético no Lacen em 2023

Ampliação da Tecnologia de Sequenciamento Genético no Lacen em 2023

Um dos destaques do Laboratório Central do Estado (Lacen) em 2023 foi a ampliação da tecnologia de sequenciamento genético de última geração (Next Generation Sequencing – NGS). Inicialmente utilizado apenas para o SARS-CoV2 (Covid-19), o sequenciamento genético agora é aplicado em arboviroses, vírus, bactérias multirresistentes, tuberculose multirresistente e estreptococos.

O sequenciamento genético é fundamental para identificar as cepas circulantes e prevenir casos, contribuindo para a saúde da população em geral. O Lacen realizou 840 sequenciamentos genéticos em 2023, incluindo o SARS-CoV-2, os vírus da dengue e da chikungunya, vírus monkeypox, bactérias multirresistentes, cepas de tuberculose multirresistente, bactérias atípicas e estreptococos causadores de doenças invasivas, como o Streptococcus pyogenes.

O sequenciamento de nova geração (NGS) trabalha com fragmentos do DNA, permitindo acompanhar as linhagens e mutações genéticas virais, compreendendo a evolução molecular e os padrões epidemiológicos dos vírus e bactérias. Além disso, o Lacen utiliza essa tecnologia para a pesquisa de metagenômica, que analisa a genômica de uma população de microrganismos, identificando e avaliando comunidades microbianas em diferentes ecossistemas.

Em 2023, o Lacen realizou dois estudos de metagenômica em colaboração com a Fiocruz, com planos de implementação para 2024. Essas pesquisas e tecnologias inovadoras têm sido referência nacional, proporcionando uma cobertura epidemiológica eficaz no combate às doenças.

Além disso, o Lacen Paraná foi pioneiro no país ao disponibilizar a metodologia de RT-qPCR (diagnóstico laboratorial por biologia molecular) para vigilância das arboviroses Mayraro e Oropouche. Com isso, os resultados são emitidos de forma mais ágil, sem depender do envio para laboratórios de referência, como a Fiocruz.

O Lacen também realiza capacitação e treinamento dos laboratórios da rede do Sistema Único de Saúde no estado, abrangendo diversos diagnósticos. Em 2023, foram 25 capacitações para técnicos envolvidos em diagnósticos de tuberculose, hanseníase, malária, esporotricose animal, raiva, resistência antimicrobiana, arboviroses, análises de água para consumo humano e Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

O Lacen Paraná, fundado em 1894, é o segundo laboratório mais antigo do Brasil. Com investimentos em equipamentos e tecnologia, a unidade busca constantemente a excelência nos serviços oferecidos à população paranaense, sendo referência na Vigilância Laboratorial e oferecendo o melhor como Laboratório de Referência.