São José dos Pinhais: Administração pública eficaz garante 2018 com contas em dia

Administração pública eficaz garante 2018 com contas da Prefeitura em dia

Foto: Divulgação/PMSJP

Mesmo com a queda em arrecadação, a administração pública municipal de São José dos Pinhais conseguiu terminar o ano de 2018 com as contas públicas em dia. De acordo com informações da Secretaria de Finanças, os servidores municipais, fornecedores e profissionais terceirizados já estão devidamente pagos.

O prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, avalia o ano positivamente.”Foram dois anos muito difíceis, os dois piores anos da administração de São José dos Pinhais do ponto de vista financeiro, do ponto de vista econômico, pela perca do repasse de ICMS, que chegou a R$ 122 milhões, mas eu vejo de positivo porque foi um aprendizado também, a gente teve que tomar medidas difíceis, muitas vezes impopulares, muitas vezes mal entendidas e mal compreendidas, mas foram medidas para que a administração pública de São José dos Pinhais continuasse andando”, afirma o prefeito.

Neste ano foram realizadas inúmeras ações para que o município voltasse a crescer mesmo em meio a crise financeira. Dentre essas ações, destacam-se medidas administrativas de contenção de gastos, como a diminuição do salário do prefeito, dos secretários e dos cargos comissionados, e também o Refis, o programa de parcelamento de dívidas com a Prefeitura, que foi um sucesso.

“O ICMS que nós tínhamos uma expectativa lá no começo do ano, passado pelo Governo do Estado, teve uma performance 10% melhor, o ISS cresceu principalmente no segundo semestre, mostrando que a economia está efetivamente em crescimento. Tivemos o mesmo retorno também no recurso. Conseguimos terminar o ano com uma expectativa bem melhor do que nós imaginávamos, equilibramos nossas despesas com essa receita, gastamos efetivamente dentro daquilo que podíamos gastar, dentro do que nós arrecadamos”, explica o secretário municipal de Finanças, Milton Talamini Cardoso.

Apesar dos recursos financeiros limitados, foi possível realizar uma boa gestão administrativa durante o ano, com obras públicas, como os mais de 42 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica e reformas em Unidades de Saúde; além de inúmeras ações na área de educação, saúde, cultura, ambiental, social, entre outras. Para 2019, a certeza da administração pública municipal é de que São José dos Pinhais irá continuar se desenvolvendo; no Rumo Certo.

Compartilhe: