São José dos Pinhais: UPA terá novo modelo de atendimento

São José dos Pinhais: UPA terá novo modelo de atendimento

Equipe da UPA Afonso Pena inicia qualificação para novo modelo (Fotos: Paulo Szostak/PSJP)

Visando um melhor atendimento ao usuário da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Afonso Pena, a Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais deu início, nesta segunda-feira (19), ao treinamento com a equipe de enfermagem para implantação do novo modelo de triagem. O evento de abertura teve a presença do prefeito Toninho Fenelon; do secretário de Saúde do Município, Giovani de Souza; da diretora da UPA, Claudiana Litaver Kozan; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edimar Mesquita e do presidente do Prev São José, Fabrício Tambolo.

“Nesta semana damos início ao processo de implantação do novo modelo de atendimento da UPA Afonso Pena. Na primeira fase, faremos a qualificação das nossas equipes de enfermagem da UPA referente ao protocolo de Manchester, que serve de modelo na triagem de pacientes, de acordo com a classificação de risco. Na segunda etapa, a Prefeitura irá adquirir o equipamento Trius One, que é um posto de triagem único no mundo que integra todos os equipamentos necessários para a Classificação de Risco. O treinamento dos nossos profissionais sobre o protocolo de Manchester, bem como no manuseio ao Trius One, permitirá agilizar o atendimento aos pacientes e, ao mesmo tempo, aprimorar as definições de prioridade na UPA”, disse Giovani.

O prefeito Toninho Fenelon destacou a importância do atendimento da UPA na rede pública de Saúde do Município e de novos métodos para melhorar o serviço à comunidade. “Nossos profissionais da UPA têm realizado um importante trabalho pela Saúde de todo o Município de São José dos Pinhais. Recentemente, investimos na melhoria do atendimento da Unidade com a implantação da Ala Infantil na UPA. Agora passaremos a remodelar o atendimento com mais agilidade, qualificação e, acima de tudo, priorizando os casos mais urgentes”, destaca.

O Trius One é um equipamento de ponta no diagnóstico de classificação de risco em Saúde (Foto: Divulgação)

Compartilhe: