São José dos Pinhais: UPA Afonso Pena realiza atendimento de referência em casos de doenças cardiovasculares

UPA Afonso Pena realiza atendimento de referência em casos de doenças cardiovasculares

Profissionais da UPA participaram este mês de atualização com o projeto Latim, que trata sobre os protocolos de atuação em casos de pacientes com infarto (Foto: Divulgação/PSJP)

Em parceria com o Hospital Nossa Senhora do Rocio de Campo Largo, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Afonso Pena de São José dos Pinhais é referência em atendimento rápido e diagnóstico preciso referente a casos de pacientes que sofrem infarto no Município. Neste mês, os profissionais da UPA passaram por atualização referente ao projeto LATIN (Latin America Telemedicine Infarct Network). Este é um projeto internacional especializado em diagnóstico rápido de doenças do coração e, no Paraná, São José dos Pinhais foi pioneiro na implantação desse serviço, que diminui significativamente o tempo de avaliação de um exame médico de coração e, consequentemente, salvando mais vidas.

“O diagnóstico e tratamento devem acontecer o mais precocemente possível, objetivando  reduzir  danos, reverter casos de infarto e salvar vidas. A equipe da UPA Afonso Pena entende que é fundamental ferramentas eficazes para o enfrentamento do problema. Para garantir que os pacientes são-joseenses continuem com acesso a uma das mais modernas tecnologias em diagnóstico precoce de infarto, a equipe da UPA Afonso Pena participou este mês da atualização do projeto Latin”, disse a diretora da UPA Afonso Pena, Claudiana Litaver Kozan.

Segundo o secretario de Saúde, Giovani de Souza, “cada paciente que chega à UPA com infarto agudo do miocárdio passa por um exame local que é encaminhado, por um sistema de computador, diretamente a uma central 24 horas de cardiologistas em São Paulo, que em minutos respondem o laudo, direcionando o procedimento a ser seguido pelos nossos profissionais. Caso nosso paciente necessite de um hospital referência em cirurgias de coração, ele é encaminhado ao Hospital Nossa Senhora do Rocio. Essa plataforma de trabalho é realizada no Município e tem tido ótimos resultados”.

 

Equipe do Projeto Latin, juntamente com a diretoria e coordenação da UPA Afonso Pena (Foto: Divulgação/PSJP)

Compartilhe: