São José dos Pinhais: Conselho da Segurança Alimentar e Nutricional será criado

São José dos Pinhais: Conselho da Segurança Alimentar e Nutricional será criado

(Fotos: Helcio Vilarinho Jr)

O prefeito Toninho Fenelon esteve reunido na manhã desta quarta-feira (31) com técnicos da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Secretaria Municipal de Agricultura, Procuradoria Geral do Município e os representantes do Legislativo Municipal, vereadores Luiz Paulo, Edson Dangui, Nina Singer e Fátima de Paula.

O assunto da reunião foi a elaboração da Lei de criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – o Consea, uma ideia que contou com a mobilização do vereador Luiz Paulo e o Legislativo, junto à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, juntamente com representantes da comunidade.

“É importante criar esse conselho, tanto para incentivar a participação da comunidade na tomada de decisões, assim como na captação de recursos para projetos em nosso município”, destacou o prefeito Toninho Fenelon.

O texto do projeto de lei deve ser enviado ainda este ano para a Câmara de Vereadores para que já em 2019 o conselho já possa ser criado e entre em atuação.

 

O que faz o Conselho Municipal?
Elabora diretrizes para implantar o plano e a política local de segurança alimentar e nutricional, em sintonia com as diretrizes traçadas pelos conselhos estadual e nacional e com a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; orienta a implantação de programas sociais ligados à alimentação, estabelecendo diretrizes e prioridades; e articula a participação da sociedade civil.

Compartilhe: