São José dos Pinhais: Centro de Especialidades atende mais de 18 mil pacientes em seis meses

São José dos Pinhais: Centro de Especialidades atende mais de 18 mil pacientes em seis meses

A Unidade de Saúde localizada em São José dos Pinhais já atende a população em 10 especialidades (Fotos: Antonio Bobrowec/PSJP)

Uma das grandes conquistas para a Saúde de São José dos Pinhais, sem dúvidas, é o Centro de Especialidades do Paraná (CEP) Unidade Rui Barbosa. Graças a parceria da Prefeitura cedendo o espaço, e com recursos mantidos pelo Governo do Estado e do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp), a primeira unidade da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) foi instalada no Município, sendo uma referência regional em atendimento em exames e consultas. Em seis meses de atividade, o CEP atendeu mais de 18 mil pacientes em 10 diferentes especialidades.

“São José dos Pinhais foi um dos grandes beneficiados com a instalação do CEP na Unidade de Saúde da Avenida Rui Barbosa, porque agora nossos pacientes não precisam mais sair do Município para realizar exames e consultas especializadas. A unidade de referência regional, atendendo vários municípios da Região Metropolitana, é referência para atendimentos principalmente aos são-joseenses”, disse o prefeito Toninho Fenelon.

O CEP atende os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) via regulação e Unidade Básica de referência. De acordo com o secretário Municipal de Saúde de São José dos Pinhais, Giovani de Souza, “o CEP atende o usuário com exames e consultas para as especialidades de Oftalmologia, Cardiologia, Varcular, Obstetrícia, Otorrinolaringologia, Psiquiatria, Neurologia, Ortopedia, Endocrinologia e Geriatria. Atualmente, o CEP está recebendo uma média de 160 consultas por dia. A previsão é que esse número amplie com a chegada de mais especialidades”.

Além do CEP, localizado na Av. Rui Barbosa, no bairro Bom Jesus, a Secretaria Municipal de Saúde atende a população com consultas e exames especializados no Centro de Atendimento Multiprofissional (CAM), que é da Prefeitura, na Rua Brigadeiro Arthur Carlos Peralta, 137, também no bairro Bom Jesus.

Compartilhe: