Veterinário Mirim promove a visita de crianças ao Hospital Veterinário da UTP

Veterinário Mirim promove a visita de crianças ao Hospital Veterinário da UTP

O projeto Veterinário Mirim promoveu a visita de crianças dos CMEIs na Fazenda Experimental da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) (Fotos: Edison Renato/PMSJP)

Cerca de 80 crianças de 16 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de São José dos Pinhais participaram de uma visita ao hospital veterinário da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). A iniciativa foi da Secretaria de Meio Ambiente buscando promover a conscientização da guarda responsável para crianças de 4 a 5 anos dos CMEIs do município.

“A guarda responsável diz respeito ao cuidado adequado dos animais, como a importância de oferecer a eles a alimentação correta, a necessidade de levá-los ao veterinário, de fazer passeios diários, dar banhos e mante-los em um espaço apropriado, por exemplo.  O objetivo é que essa conscientização alcance os pais através das crianças proporcionando o bem estar dos animais domésticos”, disse o secretário de Meio Ambiente Áriston Ghidin.

O Veterinário Mirim foi realizado em várias etapas, primeiro os alunos dos CMEIs assistiram a uma palestra sobre guarda responsável, depois foi promovido um concurso de desenhos com o tema ”quem ama cuida”. Em seguida, os melhores trabalhos foram escolhidos e as crianças que ganharam foram levadas para conhecer o hospital veterinário da UTP.

Durante a visita a Fazenda Experimental as crianças tiveram contato com animais como cavalos, vacas e porcos, com o objetivo de reforçar a questão da guarda responsável. O projeto foi finalizado sábado 27 de outubro com uma premiação, um evento de adoção de cães e gatos e uma ”cãominhada” no Parque São José.

O Veterinário Mirim faz parte do Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina.

Compartilhe: