SJProspera: conselho econômico de São José dos Pinhais foi empossado

SJProspera: conselho econômico de São José dos Pinhais foi empossado

Fotos: Edison Renato

(Fotos: Edison Renato)

Na noite da última quinta-feira, 4, foi realizada a posse dos integrantes do Conselho do SJProspera. Ao todo, 24 pessoas de diferentes segmentos econômicos e  empresariais, tanto públicos quanto privados, integram esse conselho, que tem como objetivo atender as demandas municipais e que faz parte do Programa de Desenvolvimento Econômico SJProspera.

O prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, apoia o programa e afirma que o trabalho do SJProspera, que envolve toda a sociedade, é essencial para que o município continue crescendo. “Poder contar com o trabalho e opiniões de todos os membros do SJProspera é necessário para melhorar a aplicação dos recursos públicos e com isso poder planejar melhor  e gerar um melhor serviço público para a sociedade, para as pessoas de São José dos Pinhais. Então eu acredito que o Conselho do SJProspera  irá  auxiliar a administração pública, com as prioridades do município, quais as principais necessidade, e qual a São José dos Pinhais que queremos para o futuro”, afirma o prefeito.

A cerimônia de posse começou com uma apresentação da Banda Marcial de São José dos Pinhais, que também executou o Hino Nacional e o Hino de São José dos Pinhais;  e durante as três horas de duração, foram realizadas várias intervenções culturais, como danças folclóricas dos grupos Wawel (Polonês), Soloveiko (Ucraniano), Campeiros do Taquaral e Cuori D’Itália; além de intervenções poéticas feitas  pelo mineiro Nuno Arcanjo.

Na cerimônia também foi sancionada a Lei de Criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico que compõe o SJProspera e o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico. Também foi assinado um termo de adesão com os objetivos de desenvolvimento sustentáveis da ONU e um acordo de cooperação técnica com a PUC-PR. Além disso, o SEBRAE entregou ao prefeito Toninho Fenelon e ao presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico SJProspera, Claudemir Gibrim, um documento que sintetiza os trabalhos desenvolvidos por mais de 90 lideranças do município; o planejamento estratégico da cidade para 2040.

Segundo Claudemir Gibrim, esse levantamento desenvolvido irá auxiliar no fortalecimento do setor produtivo do município, gerando empregos e renda. “Com isso geram-se os imposto, aí sim uma máquina pública, que é o Poder Público constituído, pode melhorar a qualidade de vida, devolvendo o imposto em qualidade de vida para o cidadão. Esse é o conceito legal do Conselho, explica Gibrim.

Sobre a participação da comunidade, o prefeito Toninho Fenelon afirma que assim que se constrói uma cidade melhor. “São José dos Pinhais está em uma localização privilegiada do ponto de vista geográfico, com certeza continuará crescendo, se desenvolvendo; as pessoas virão para São José dos Pinhais em busca de uma oportunidade de trabalho, de emprego e de realizar aqui os seus sonhos, seus projetos de vida, e nós precisamos estar planejando essa cidade para o futuro para poder oportunizar as pessoas, aquelas que nascem aqui e aquelas que virão de fora, uma cidade melhor e com serviço público de qualidade; pra isso exige planejamento e que bom que nós vamos poder contar com o SJProspera, poder contar com a sociedade civil organizada, poder contar com os poderes constituídos ajudando a administração. Isso nada é dividir a responsabilidade, porque a responsabilidade de viver numa sociedade melhor é de cada um de nós; se nós queremos viver em uma sociedade melhor, se nós queremos viver em um mundo melhor, acredito que cada um tem que ter a sua participação nessa construção”, garante.

A posse dos conselheiros marca um trabalho que vem sendo realizado há 18 meses e que também contou com envolvimento da comunidade escolar para o desenvolvimento do nome, slogan e símbolo.

Na cerimônia, estiveram presentes secretários municipais, autoridades, representantes da Prefeitura, do SEBRAE, da Câmara de Vereadores, da Aciap-SJP, Governo do Estado, do Comitê Gestor Organizador do Prodec, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal, da sociedade civil, entre outros.

Confira, abaixo, quem faz parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico do SJProspera:

  • Antônio Benedito Fenelon (prefeito de São José dos Pinhais e presidente de honra do SJProspera);
  • Carlo Domingos Celli (secretário de Indústria, Comércio e Turismo);
  • Rafael Rueda Muhlmann (secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico);l
  • Áriston Ghidin (secretário de Meio Ambiente);
  • Assis Manoel Pereira (presidente da Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais);
  • Milton Talamini (secretário de Finanças);
  • Silvio Santo (vereador);
  • Ubiratan Pedroso (vereador);
  • Tadeu Camargo (vereador);
  • Ribamar Cordeiro Ribas (representante do setor da Construção Civil de São José dos Pinhais);
  • Marlon André Ruckl (representante do setor da saúde da iniciativa privada de São José dos Pinhais);
  • Taiany Marangoni Gilioli (representante do setor da educação da iniciativa privada de São José dos Pinhais);
  • Alessandro de Castro (representante do setor de serviços de São José dos Pinhais);
  • Élcio Joaquim (representante de instituições de ensino superior de São José dos Pinhais);
  • Vinícius Milani (representante do SEBRAE em São José dos Pinhais);
  • Claudemir Gibrim (presidente da Aciap);
  • Luciano Alexandre Haluch (representante do setor de comércio da Aciap);
  • Júlio Cesar Canestraro (representante do setor da indústria da Aciap);
  • Sidnei Jocemir Nascimento (representante do setor de serviços da Aciap);
  • Renato Adur (representante do setor de Agronegócios da Aciap);
  • Claudinei Gonçalves Cordeiro (representante do setor de Agronegócios de São José dos Pinhais);
  • Afonso Rendak (representante do Sindicato dos Trabalhadores de São José dos Pinhais);
  • Jaiderson Rivarola (representante das entidades de classe de São José dos Pinhais).

 

 

Compartilhe: