Série de ações marcam o Outubro Rosa em São José dos Pinhais

Série de ações marcam o Outubro Rosa em São José dos Pinhais

Durante todo o mês de outubro acontecerão ações voltadas à saúde da mulher, com foco em prevenção ao câncer de mama. Homenagens  e atendimento especializado estão sendo realizados pelas equipes das UBSs (Foto: Divulgação/SEMS)

Começou o mês de prevenção ao câncer de mama, e no sábado (3), várias Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abriram para realizar mutirões de atendimento voltados a saúde da mulher. A diretora do Departamento de Atenção Primária e Especializada à Saúde (DAPES), Debora Chemin, participou das ações nas Unidades.

Durante todo o sábado aconteceram palestras com orientações sobre a saúde da mulher, coleta de exame preventivo ao câncer de colo de útero, exames de mama e orientações sobre o auto-exame, encaminhamentos para mamografias e ecografias de mama, e atendimento odontológico para detecção de câncer bucal.

O mês de outubro na UBS Central conta com um dia a mais na agenda da semana, com horários alternativos de agendamento, para realização do exame preventivo de câncer de colo de útero, incentivando as mulheres que trabalham durante o dia ao cuidado com a saúde. Naquele sábado o atendimento aconteceu no período da manhã, e a Unidade também contou com a colaboração de uma equipe de beleza dando dicas de cuidados com a pele. Também foram maquiadas as mulheres presentes que se interessassem. Para homenagear as mulheres, ofereceu-se aos visitantes um café da manhã e uma muda de flor da estação. A meta da UBS Central é realizar 120 coletas de preventivo até o final do mês.

Ainda no dia 3, na UBS Moradias Trevisan, a população participou do café da manhã. Na sala de espera aconteceram palestras relacionadas aos cânceres de colo de útero e de mama. Foram coletados 48 preventivos pela equipe, mais outros 34 atendimentos odontológicos.

A UBS Martinópolis atendeu, também no sábado, cerca de 80 mulheres. A Unidade está iluminada externamente com a luz rosa em apoio à campanha. Seu atendimento foi estendido nos dias 6, 20 e 27 até as 20h para as mulheres que trabalham durante o dia realizarem a coleta de seu exame preventivo.

Nesta quinta-feira (8) a UBS Cotia realizará as ações do Outubro Rosa juntamente com o grupo “Quem Sabe Ensina” que dá aulas de artesanato às usuárias da Unidade. No próximo dia 10, a UBS Campo Largo da Roseira também irá fazer coleta de preventivos, solicitações de exames de mamografia e ecografia de mama, encaminhamento para planejamento familiar e roda de conversa com as mulheres que irem até a Unidade.

 

A UBS Martinópolis está iluminada externamente com a luz rosa em apoio à campanha.

A UBS Martinópolis está iluminada externamente com a luz rosa em apoio à campanha. (Foto: Divulgação/SEMS)

UBS Central homenageou as mulheres com uma muda de flor da estação.

UBS Central homenageou as mulheres com uma muda de flor da estação. (Foto: Divulgação/SEMS)

Algumas UBS's oferecem o dia da beleza para as mulheres, com dicas de cuidados com a pele e maquiagens.

Algumas UBS’s oferecem o dia da beleza para as mulheres, com dicas de cuidados com a pele e maquiagens. (Foto: Divulgação/SEMS)

A UBS Martinópolis está iluminada externamente com a luz rosa em apoio à campanha, e tem seu atendimento estendido até as 20 horas nos dias 06, 20 e 27.

A UBS Martinópolis está iluminada externamente com a luz rosa em apoio à campanha, e tem seu atendimento estendido até as 20 horas nos dias 06, 20 e 27. (Foto: Divulgação/SEMS)

Compartilhe: