Câncer de mama: SEMS e grupo de voluntariados do HMSJP iniciam ações do Outubro Rosa

Câncer de mama: SEMS e grupo de voluntariados do HMSJP iniciam ações do Outubro Rosa; simulação do autoexame, agendamento de Preventivo e oficinas de maquiagem são algumas das ações

(Fotos: Paulo Zsotack / PMSJP)

Hoje (18/10) e amanhã, o Hospital e Maternidade de São José dos Pinhais recebe ações realizadas pelo grupo de voluntariados com objetivo de conscientizar à população feminina sobre a prevenção do câncer de mama; exame clínico das mamas e o preventivo de câncer do colo do útero são gratuitos e disponíveis durante todo ano na rede pública de saúde do município; pacientes e funcionárias vão poder participar de oficinas de maquiagem, massagem relaxante e lipo manual.

 

O câncer de mama ainda é uma das principais causas de mortes entre as mulheres no Brasil e no Mundo, mas pode ser diagnosticado, raramente, entre os homens. Estima-se que 28% dos casos de câncer poderiam ser prevenidos através de mudanças alimentares e inclusão de atividades físicas no cotidiano. Quanto mais cedo o diagnóstico maiores são às possibilidades de cura.

Com a finalidade de promover a conscientização, incentivar e garantir qualidade de vida principalmente à população feminina do município teve início na tarde de ontem (17) a programação da campanha Outubro Rosa do Hospital e Maternidade São José dos Pinhais (HMSJP), que nos próximos dias receberá ações realizadas pelo grupo de voluntariados e também da secretaria de Saúde (SEMS) da Prefeitura.

“Vão ser três dias de eventos, aqui no hospital, com diversas atividades realizadas pelos grupos de voluntariados; essas ações são direcionadas às pacientes dos hospital e também às equipes de funcionários de todos os departamentos em especial às mulheres; teremos simulação do autoexame, agendamento da coleta do Preventivo além das oficinas de maquiagem e corte de cabelo; ações que possam promover à saúde da mulher, incentivar e estimular à autoestima delas; este ano fizemos uma campanha hospitalar que envolveu todos os funcionários, voluntários, amigos, colegas”, explica Jeanine Luzia Ferreira de Paula, assistente social que trabalha no hospital há cinco anos e coordenadora do grupo de voluntariados há quatro.

Segundo Jeanine, o hospital atualmente recebe diversas ações e atividades desenvolvidas por mais ou menos dezenove grupos, voluntários que contam histórias, leem livros, tocam músicas, cantam, conversam com às pacientes; ações que possam distrair, ocupar o tempo proporcionando momentos mais divertidos e alegres aos pacientes modificando um pouco o clima do ambiente hospitalar.

O Outubro Rosa, é um movimento popular internacional que ganhou força nos Estados Unidos na década de 90 estimulando a participação da população, empresas e entidades que mobilizadas começam a desenvolver ações preventivas que ajudam a combater uma das doenças que mais causam mortes, principalmente entre às mulheres, o câncer de mama.

No Brasil, o movimento começa a se destacar em 2000, período que surgem ações sensibilizadoras direcionadas à população feminina promovendo o debate sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento da doença.

“Hoje quando vemos todos os trabalhos desenvolvidos pelo grupo de voluntariados aqui do Hospital e Maternidade do município, é possível compreender como este movimento cresceu e quanto tem sido importante para o hospital; são diversas ações realizadas com a finalidade de tentar tornar o dia-a-dia dos funcionários e pacientes melhor, mais alegre para enfrentar às adversidades; estas ações humanizam o ambiente hospitalar, são transformadoras”, comentou Giovani de Souza, secretário da Saúde.

Toninho Fenelon, Prefeito de SJP, participou do evento destacando que qualidade de vida começa pela Saúde. “A gestão administrativa preza pela saúde da população. Temos o dever de poder oferecer serviço de qualidade para que às pessoas vivam bem; todos os investimentos realizados na prevenção são muito válido e o Poder Público em algumas situações não consegue oferecer a qualidade de vida que população necessita e merece, por isto às ações do grupo de voluntariados é imprescindível, só temos que agradecer”, falou o Prefeito.

Os casos confirmados de câncer na cidade são encaminhados ao Hospital Erasto Gaetner, em Curitiba, mas o exame clínico das mamas e o preventivo de câncer do colo do útero são gratuitos e disponíveis durante todo ano na rede pública de saúde de São José dos Pinhais.

Se tiver dúvidas sobre exames, diagnósticos e tratamentos procure a Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e converse com a equipe de atendimento.

 

Hoje (18/10) e amanhã, o Hospital e Maternidade de São José dos Pinhais recebe ações realizadas pelo grupo de voluntariados com objetivo de conscientizar à população feminina sobre a prevenção do câncer de mama.

 

Exame clínico das mamas e o preventivo de câncer do colo do útero são gratuitos e disponíveis durante todo ano na rede pública de saúde do município.

Compartilhe: