Aprendizagem interativa: Semed promove encontros que abordam o processo transitório escolar em SJP para 2019

Aprendizagem interativa: Semed promove encontros que abordam o processo transitório escolar em SJP para 2019

(Foto: Edson Renato / PMSJP)

O encontro reuniu professores, pedagogos, diretores da rede municipal de Ensino Infantil e Fundamental; palestrante convidada apresentou conteúdo de estudo que relaciona a importância do lúdico no processo contínuo de aprendizagem na escola.

Na última quinta-feira (13), na sede das Associações Católicas do município de São José dos Pinhais, aconteceu o encontro de profissionais da rede municipal de ensino que abordou reflexões do processo de transição entre as etapas 2018 para 2019 pelo qual devem passar crianças do Ensino Infantil que frequentarão o 1º ano do Ensino Fundamental no próximo ano.

O encontro é uma realização da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e reuniu dezenas de servidores das diversas modalidades que participaram do evento que contou, ainda,  com a presença da secretária da Educação, Ema Karam e do prefeito Toninho Fenelon.

“Após muitos anos de trabalho intenso em toda rede de ensino do município nós tivemos um aumento significativo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); este resultado não seria possível alcançar sem a participação de vocês que estão no chão da escola; vocês que fazem acontecer”, agradeceu Ema Karam.

Convidada para palestrar durante o encontro Viviane do Rocio Barbosa, professora e doutora em Educação, apresentou aos participantes conteúdo de estudo que relaciona a importância do lúdico (jogos; brincadeiras) no processo de aprendizagem e na construção de novos conceitos de ensino do ambiente alfabetizador.

“A metodologia de ensino precisa ser legal, divertida. A criança, o jovem e até mesmo o adulto precisa interagir de algum modo com o conhecimento que está sendo transmitido para que haja com mais facilidade a fixação do conteúdo ensinado” comenta Viviane.

Para ela “é fundamental a utilização de técnicas diferenciadas no processo de aprendizagem; repetir um exercício não significa ter que copiá-lo dez vezes e é aqui que o lúdico entra; devemos fazer o aluno pensar e interagir com o que está sendo transmitido”. Viviane trabalha há cerca de 20 anos na rede municipal de ensino de Curitiba e realiza palestras que tratam a importância do lúdico no propósito pedagógico.

O prefeito Toninho Fenelon prestigiou o encontro promovido pela Semed e, como sempre, agradeceu o convite reconhecendo também o trabalho desenvolvido em todas as unidades de ensino da cidade.

“Um dos deveres da administração é poder oferecer um ensino de qualidade; a Educação é um dos direitos da população e o trabalho em conjunto pode melhorar a vida em sociedade; é quase impossível mensurar a importância da educação na vida de cada um; através da educação tudo pode melhorar”, destacou Toninho.

O encontro acontecerá novamente no mês de Outubro e reunirá profissionais da rede de ensino do município e do Estado que terão a oportunidade para refletir sobre questões que envolvam o processo de transição no ensino.

Esta transição diz respeito tanto à criança pequena, que sai da Educação Infantil e inicia sua trajetória no Ensino Fundamental, quanto da criança que sai da 1ª fase do Fundamental (1º ao 5º ano) e vai para a 2ª fase desta etapa (6º ao 9º ano) nas escolas estaduais.

 

 

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