São José dos Pinhas: Lideranças se organizam e tem pedido de ônibus escolar atendido

São José dos Pinhas: Lideranças se organizam e tem pedido de ônibus escolar atendido

Renan Machado e Augustinho Michalizen
Renan Machado e Augustinho Michalizen (Foto: Arquivo pessoal Renan)

A Casa Comunitária do Jardim Fátima de São José dos Pinhais, realizou ontem (05/02) às 20h, uma reunião com moradores, pais e responsáveis por alunos da comunidade para interceder junto ao governo municipal à reivindicação de transporte escolar no bairro para os alunos da Escola Municipal Almir Ferraz.

Segundo dados da escola Almir Ferraz, cerca de 110 alunos utilizavam o transporte escolar municipal até o ano passado, sendo 70 pela manhã e o restante no período da tarde. Neste ano com o retorno das aulas, várias crianças ainda não estão assistindo as aulas devido à ausência do transporte, seja por falta de recursos ou até infraestrutura substituta adequada, pais e responsáveis deixam claro não permitir que filhos andem tão longe sozinhos. Vale aqui lembrar que o município oferece desde a data de ontem o Passe Escolar.

Segundo informações de uma mãe que ligou na prefeitura, obteve a seguinte resposta: “Foi avisado na escola no meio do ano que não ia mais ter ‘escolar’ porque essa prestação de serviço seria apenas para área rural do município. Que o bairro de Fátima não é mais rural e que não haveria nenhuma possibilidade deste serviço retornar a escolas que não seja rural. Ficando agora a critério e responsabilidade dos pais os meios de transporte dos alunos”.

O líder comunitário e suplente de vereador Renan Machado também comentou que esteve em contato com a administração e obteve as mesmas respostas. “Compete à administração e a Secretaria Municipal de Educação, no comando da secretária Emma Karan ofertar esse serviço para as nossas crianças. Estamos apenas buscando uma solução e iremos até as últimas instâncias jurídicas para alcançarmos nosso objetivo, eu particularmente faço até parte da administração e corro risco, mas sou do bairro e devemos ter a obrigação de lutar pelos nossos direitos”, disse Renan.

Na reunião estiveram presentes, dezenas de pais e responsáveis por alunos e também Augustinho Michalizen, Secretário Municipal de Governo de São José dos Pinhais. Renan Machado mostrou ao secretário que é economicamente mais viável ao município manter o transporte escolar que pagar o “Passe Escolar”. Por sua vez, Augustinho, que pediu a palavra, deixou claro aos presentes que hoje (06/02) faria uma reunião com Secretária Emma Karan sobre esta pauta e que “provavelmente” teria resultados positivos para a comunidade.

Augustinho, homem forte do governo de Toninho Fenelon, não é de muitas palavras, se disse que vai resolver, assim será.

Por Isaldo Torres

Compartilhe: