Inflação oficial cai para 0,25% e São José dos Pinhais acima da média com 0,27%

Vitória (ES) - Supermercados lotados com filas nos caixas e na entrada funcionam com horário reduzido (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Inflação de março é de 0,25% e a acumulada dos últimos 12 meses atinge 4,57% – Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechou o mês de março em 0,25%, com queda de 0,08 ponto percentual em relação ao percentual ( 0,33%) de fevereiro e a menor taxa já registrada para os meses de março desde 2012, quando atingiu 0,21%.

Com o resultado, a inflação acumulada no primeiro trimestre de 2017 é de 0,96%, a menor taxa de toda a série histórica (não se levando em conta as mudanças na moeda). No primeiro trimestre de 2016, o IPCA acumulado era de 2,62%. A inflação dos últimos 12 meses é de 4,57%..

Os dados relativos ao IPCA, indicador que serve de parâmetro para a meta inflacionária fixada pelo Banco Central (BC), foram divulgados hoje (7), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em março do ano passado, o IPCA havia variado 0,43%.

São José dos Pinhais, seguiu a tendência de Curitiba  com queda acima da média e registrou o índice de 0,27%.

Porém em entrevista com consumidores nos supermercado centrais, essa diferença não foi percebida, já em mercados de bairros, os valores tem permanecido acima da média com “até” aumento de preços.

A gente nota que os preços dos produtos aqui na Colônia Rio Grande são em vários casos, maiores que dos mercados do centro, só compensa mesmo porque entregam em casa e não cobram nada“, disse “Dona” Neuza.

O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980, se refere às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange dez regiões metropolitanas do país.

Compartilhe: