Cientistas estão usando esperma para combater câncer ginecológico

Cientistas perceberam que o esperma é o transportador perfeito para medicamentos que precisam ser levados no aparelho reprodutor feminino. Afinal, esperma tem um trabalho: para chegar ao óvulo feminino, e ele faz o seu melhor para completar esta missão. Já os remédios são também mais eficazes quando chegam o quanto antes ao seu destino.

Então os pesquisadores testaram o uso do esperma, criando um “micromotor” que o impulsiona, eles chamaram isso de “sistema de entrega de cargas”, para ajudar a tratar o câncer ginecológico e testando-o em laboratório.

A mini-estrutura que eles fizeram consistiu de quatro braços que liberaram o esperma carregado de drogas, daí este fez a sua parte para alcançar o tumor. A estrutura é revestida com ferro, que foi usado para guiar e liberar o esperma no lugar certo usando um ímã externo.

Em seu artigo, os pesquisadores escrevem:

Aqui, a célula de esperma única serve como um transportador de fármaco ativo e como força motriz, aproveitando a sua capacidade de natação. Este método mostrou uma maior eficácia de morte de células tumorais dentro das primeiras 48 horas do que a solução de fármaco com a mesma dosagem.

Compartilhe: