Alunos de colégios estaduais de São José dos Pinhais podem participar de cursos de aperfeiçoamento matemático

Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Colégio Estadual Padre Morelli no bairro Umbará, na foto a aluna medalhista da Olimpiada de Matemática Andressa Blun. Curitiba, 24/04/17. Foto: Hedeson Alves/SEED

Os estudantes da rede estadual de ensino podem participar de aulas específicas de preparação intensiva para competições como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). As aulas são gratuitas e têm como objetivo potencializar o aprendizado e desenvolver competências nesta área do conhecimento.

O curso também vai promover acesso a novas ferramentas que estimulam curiosidade, capacidade investigativa, autonomia para resolver problemas e melhora do desempenho escolar.

MODALIDADES – O treinamento é dividido nas modalidades presencial (com carga horária de 144 horas) e a distância, que dura o ano todo. O curso é dividido em três níveis: 1 para estudantes do 6° e 7° ano do ensino fundamental; 2 para estudantes do 8° e 9° ano; e 3 para estudantes do ensino médio. O curso segue as diretrizes do material didático fornecido pelo Instituto Brasileiro de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Os estudantes do nível 1 vão trabalhar com disciplinas de aritmética e combinatória. Já nos níveis 2 e 3 serão trabalhadas as disciplinas de álgebra, combinatória, geometria e teoria dos números.

As aulas são ministradas por professores voluntários em Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI). As
inscrições podem ser feitas no endereço poti.impa.br.
As avaliações serão por meio de simulados nacionais preparados pela equipe da Olimpíada Brasileira de Matemática. Para obter o certificado de participação é necessário 80% de frequência.

Para os estudantes da capital, de São José dos Pinhais e Região Metropolitana, o Polo Olímpico de Treinamento Intensivo é em CURITIBA no seguinte endereço:

UFPR – Centro Politécnico – Departamento de Matemática.
R. Cel. Francisco H. dos Santos, 100.
Coordenador: Diego Otero.
Tel: (41) 3361-3276

Compartilhe: